treino e(m) poema
Experimento cênico baseado em livro homônimo do mestre de butô Kazuo Ohno.
Aya Ohara, Elisa Band, Peri Pane e Zetta se reúnem em improviso que envolve texto, música e dança.
O experimento aconteceu pela primeira vez em maio de 2019, quando os artistas criaram juntos uma experiência a partir do texto.
O resultado transcendeu as expectativas e surgiu o desejo de não repetir mas reinstaurar os dispositivos para que a obra de Kazuo se manifeste outramente. Com a junção de linguagens e o caráter de improviso, de jam session, a ideia é que a experiência tenha desdobramentos, novas composições e arranjos. Cada apresentação será única. Múltiplas possibilidades de movimento, voz e som, ancoradas pelas palavras de Kazuo Ohno.
A duração é de aproximadamente 50 minutos e pode ser feita em palco ou diferentes espaços.
Ficha Técnica
Concepção e performers: Aya Ohara, Elisa Band, Peri Pane e Ricardo Iazetta
A partir da obra Treino e(m) Poema, de Kazuo Ohno, da editora n-1
Sobre o livro
Registrados como aforismos por vezes vagos, ambíguos, marcados por saltos e mergulhos, os ensinamentos de Kazuo Ohno partem sempre da dança — mas falam sobretudo da vida.
Como abandonar a racionalidade, a lógica cartesiana, as regras e as verdades preestabelecidas? Como adentrar delicadamente num espaço de liberdade, em que passado e futuro convivem, em que se dança sem se mover, em que se pode ser flor, ser inseto?
Sua fala, como sua dança, nos toca profundamente por qualquer motivo que resta inexplicável. (A descrição do livro é do site da editora n-1)
"É melhor se mover lentamente. Para fazer esse mundo penetrar na alma" (trecho do livro)